quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Descendência do Asé (parte II)

Tudo começou com a chegada ao Brasil da Africana Gaiaku Rosena, vinda de Aladá, no Benim. Esta fundou o Kwe Kpodabá, a primeira casa Fon no Rio de Janeiro, que iniciou poucas pessoas. Ontinha de Oyà (Oyà Devodê) era filha de Gaiaku Rosena, continuou no Rio de Janeiro em 1851 o Kwe Kpodaba no bairro da Saúde, que foi herdado por sua filha Mejitó Adelaide São Martinho do Espírito Santo, também conhecida como a Sabidinha, por ter um vasto conhecimento religioso, que transferiu a casa de santo para o bairro Coelho da Rocha. Era iniciada de Vodum Ijó e iniciou somente cinco pessoas dentre elas a Sra Natalina de Aziri. O Kwe Kpodabá é a casa matriz, mas deixou ramificações, como o Kwe Sinfá (casa das Águas do destino). O Kwe Sinfá foi fundado em 1952 por Natalina de Osun, assistida por sua “Mãe”, a Mejitó Adelaide Santos de Vodunjó. O primeiro endereço foi na Rua Ana 234, em Agostinho Porto, Baixada Fluminense. Em Agostinho Porto , São João de Meriti , Rio de Janeiro que iniciou algumas pessoas, dentre elas podemos destacar o Sr Rui de Olissá (Pai Rui de Osaguian) que foi o primeiro filho de Yá Natalina de Osun a abrir sua própria roça onde fez várias iniciações levando o Kwe Sinfá para Brasília e Manaus. Atualmente 0 Kwe Sinfá foi reinaugurado em 1995, sob o comando da Mejitó Helena de Dan, que tem aprofundado a relação da Casa com o culto de Fá.

5 comentários:

  1. Esse texto está errado! Meu Tio Rui não foi o primeiro a abrir casa, ele saiu da casa e por sim abriu sua casa. Quando ele abriu não era mais do axé! Tanto que seus filhos de Brasília dizem ser Ketu!

    ResponderExcluir
  2. Preciso saber sobre yámirê filha do Sr Rui alguém pode me da essa informação. Ela foi iniciada no barracão do bairro Vilar dos Teles. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Poderia me da informação sobre Carminha de aziri

    ResponderExcluir